segunda-feira, 19 de abril de 2010

Programação do PAG IV – Gestão no BSC – O Processo Decisório

Olá amigos do PAG, já temos nossa programação montada para o próximo encontro do PAG que ocorrerá no dia 30 de Abril.

Durante este encontro estaremos utilizando um pouco de cada um dos conceitos já estudados (Valores Centrais e Propósito, Líder Coach, Seleção e Retenção de Pessoas) e estaremos aplicando todos eles na Gestão do BSC. Ou seja, foco deste nosso próximo encontro será total na Gestão do BSC.

Vale lembrar que, pontualmente às 8:00, complementaremos o assunto de nosso último encontro com a apresentação do Dr. Samuel Eberhardt sobre Opções e Possibilidades de Participação Acionária dos Empregados.

Após esta apresentação trataremos do nosso Processo de Gestão do BSC. A literatura que poderá nos ajudar neste encontro será:

Feitas para Durar - capítulos 7 e 9
Liderando com Metas Flexíveis - capítulo 5
Relatório Toyota – capítulos 3, 4 e 7


Aqui vão os tópicos que serão abordados:

1 – Problemas identificados no Processo de Gestão do BSC

2 – Conceitos e crenças equivocadas sobre a gestão do BSC

3 – Dificultadores de uma boa gestão com BSC

4 – Indicadores – uma solução ou um problema

5 – Planejamento Estratégico x Gestão do BSC – por que estas 2 coisas são incompatíveis

6 – A base de um Processo de Gestão com BSC – o Processo Decisório

7 – BSC apoiando conceitos de “Feitas para Durar” – Tente de Tudo e aplique o que dá certo

8 – BSC apoiando conceitos de “Feitas para Durar” – Nunca é Suficiente

9 – BSC apoiando conceitos de “Feitas para Durar” - Tenha Metas Audaciosas

10 – Os FEEDBACKs para a Equipe no BSC – formando os líderes de acordo com o processo decisório.

11 – Exercícios práticos: fornecimento de Feedback sobre relatórios de BSC.

Estes serão os tópicos discutidos em nosso encontro de Abril, que servirão de aperitivo para o Workshop com Niels Pflaeging que virá em Maio.

Quero lembrar que está confirmado para nosso encontro seguinte (PAG V), no dia 28/05, o Workshop com Niels Pflaeging (Autor de Liderando com Metas Flexíveis) e Valérya Carvalho. Já estive em São Paulo em 2 oportunidades conversando com eles, e existe um grande alinhamento entre nossa metodologia de BSC e os princípios de Gestão BETA (ou antigo Beyond Budgeting).

Ou seja, teremos em mãos um complemento fortíssimo à nossa gestão com BSC, que nos permitirá desenvolver ferramentas financeiras e organizacionais totalmente alinhadas ao BSC – por exemplo, ferramentas de Custo, de Controles Financeiros Contábeis, de PPR, e assim por diante. Aqui está a mensagem enviada por Niels Pflaeging referente ao Workshop que fará conosco:

“Workshop:
Liderando com metas flexíveis, um guia para a revolução do desempenho
Niels Pflaeging & Valérya Carvalho, BetaCodex Network
O tema:
Nossas economias e sociedades mudaram substancialmente, ao longo das ultimas décadas. Mas os métodos e as praticas de gestão continuam sendo as mesmas. Praticas que por muito tempo consideramos padrão, hoje devem ser questionadas: negociação de metas, planos fixos, avaliação de pessoas, controles de horários, bonificações e incentivos, orçamentos e comparações “plano versus realizado” – todos amplamente difundidos, mas será que são adequados ainda? E se não forem, como é que a gente poderia fazer de diferente e melhor? O que vai substituir controle top-down, remuneração por incentivos, fixação em números e metas predefinidas, planejamento orçamentário?

Neste workshop, dois “experts” em Beyond Budgeting mostram como empresas que desistem de metas fixas, orçamentos, planejamento anual e muitas outras práticas de gestão, se tornam sustentavelmente mais competitivos e bem-sucedidos. Niels Pflaeging e Valérya Carvalho explicam como a realização do Código Beta, antes chamado de Beyond Budgeting, realmente funciona e como organizações podem se liberar do estrangulamento da cultura de comando e controle e da própria burocracia interna.

Os 12 princípios do Código Beta permitem construir um novo desenho organizacional, muito mais flexível e baseado na real crença de que as pessoas são o principal motor do desempenho organizacional. Os princípios trabalham tanto sobre a liderança e a estrutura organizacional, quanto os processos de gestão.

Os palestrantes:

Niels Pflaeging é co-fundador e associate do BetaCodex Network e também presidente da consultoria MetaManagement Group. Autor de três livros, incluindo o best-seller “Liderando com Metas Flexíveis. Beyond Budgeting: Um guia para a revolução do desempenho”, vencedor do prêmio “Melhor Livro de Gestão“ da Financial Times Germany e lançado recentemente no Brasil pela editora Bookman.
Niels Pflaeging é um aclamado palestrante que realiza apresentações, palestras, workshops e treinamentos para executivos e acadêmicos no Brasil e no exterior. É administrador de empresas, com mestrado na Universidade de Hannover, Alemanha. Entre 2002 e 2008, foi diretor do renomeado Beyond Budgeting Round Table (BBRT) para a América do Sul.

Valérya Carvalho é consultora empresarial, co-fundadora e associate do BetaCodex Network. Tem mais de 20 anos de experiência e atuação em empresas líderes de mercado como Chocolates Garoto e Logoplaste do Brasil, atuando como Diretora Administrativa Financeira. É formada em administração com MBA em Finanças pelo IBMEC e Controladoria pela USP. Durante a sua trajetória profissional, Valérya Carvalho reestruturou, transformou, conquistou mercados e desenvolveu estratégias de negócios que comprovadamente melhoraram o desempenho das empresas onde atuou atingindo resultados positivos e sustentáveis.”


Um grande abraço a todos,
Renan

Nenhum comentário:

Postar um comentário